top of page

Liga Futsal: Representantes traçam rumos para a Liga Futsal 2013



Representantes das franquias participantes da Liga Futsal e da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) se reuniram na manhã desta sexta-feira (14/12), no Auditório II da Univille, em Joinville (SC), para decidir os passos que a categoria tomará em 2013. Dentre os assuntos pautados, estiveram a mudança de clubes participantes e ajustes de ordem técnica para a próxima temporada.



Estiveram à frente da reunião o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos; o vice-presidente de Competições, Renan Pimentel Tavares de Menezes; o vice-presidente de Planejamento, Affonso Covello Netto; o diretor do Comissão Organizadora de Certames Nacionais (Cocen), José Carlos dos Santos; Edson Nogueira, presidente da Federação Pernambucana de Futsal e representante das federações; o presidente da Federação Catarinense de Futsal, João Carlos de Souza; o representante do Carlos Barbosa, Rudy Vieira, que também representa os franqueados; e Valdecir Kortmann, presidente da Krona.



Aécio de Borba, que abriu a assembleia, demonstrou contentamento com a realização da reunião. "Fico muito feliz de ver o auditório quase lotado, o que demonstra que o esporte está forte e desperta o interesse de mutas empresas", disse. Ele destacou a importância do esporte no mundo, sendo reconhecido pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). "Quando João Havelange era presidente da entidade, ele via com bons olhos o futsal. Após a saída dele, o esporte ficou esquecido por um período. Mas este Mundial, com uma final em ginásio lotado, fez com que a FIFA percebesse a nossa grandeza", exortou. E, no fim de seu discurso, desejou que a reunião fosse profícua, e que as decisões tomadas fossem as melhores para o futsal.



Substituição

O certame poderá contar com algumas mudanças para o ano que vem. A Fundeavel/Cascavel (PR) manifestou interesse em disputar a Liga com a franquia usada pela ADU/Hipper Freios/Joma, de Tubarão (SC), este ano. O Suzano/Penalty, cuja detentora da franquia é a empresa produtora de materiais esportivos, acertou uma parceria com o São Paulo Futebol Clube. Esta, que também possui uma franquia na Liga, cedeu sua vaga ao time de São Bernardo do Campo (SP). As recém-ingressas deverão preencher os requisitos e arcar com os custos antes de sua confirmação no certame.

Outro ponto importante é a retirada do Macaé/Botafogo, já que o time do futebol carioca desfez a parceria com a dona da franquia. Os representantes dos clubes decidiram, por maioria de votos, que a vaga estará livre, e o campeonato será disputado por 19 equipes.



Espaço para o marketing

Durante sua fala, o presidente da CBFS cedeu a palavra a Eduardo Generoso, diretor de projetos esportivos da ESM, empresa de marketing esportivo que venceu a concorrência para trabalhar para a Confederação. Ele foi convidado a expor as propostas da empresa para incrementar a Liga Futsal e os demais certames. "Nosso objetivo é ajudar o futsal. Conhecemos a força do esporte; a quantidade de pessoas que estão aqui mostra isso", afirmou.



Aspectos técnicos

O representante das franquias, Rudy Vieira, também estava confiante nas decisões que seriam tomadas. "Hoje, não estamos mais andando ladeira abaixo, estamos em terreno plano. Vamos começar a subir ladeira acima", afirmou. Também tratou de assuntos técnicos, como a presença de instrumentos musicais nos ginásios e a substituição de jogadores, bem como dúvidas quanto às regras do torneio.



Em um segundo momento, o coordenador geral do Minas Tênis Clube, Guilherme José Brandão, o "Palhinha", membro da Comissão de Marketing da Liga, expôs aos presentes as propostas e orçamentos para exposição de marcas em placas, áreas da quadra e fornecedora de materiais esportivos. As datas para propostas serão publicadas posteriormente.

Fonte: CBFS

Duas histórias, dois caminhos e um único objetivo

De um lado um jovem promissor atleta Vitor, do outro um atleta já consagrado, Tiago (considerado o melhor do mundo em 2008). Ambos muitos parecidos na garra, determinação, na vontade de crescer e vencer e também na escolha pelo futsal, pela mesma posição (Goleiro), superando as inúmeras dificuldades, como por exemplo, os diversos e exaustivos treinamentos, a necessidade de autodisciplina, o controle emocional e a solidão. Mas a paixão pelo esporte é maior que tudo e faz desses atletas grandes vencedores.

 


Vitor iniciando sua trajetória tem como seu grande ídolo Goleiro Tiago, recentemente os dois se encontraram na cidade de São José do Campos (interior de SP), Tiago retornando da Rússia onde atuou durante primeiro semestre defendendo a equipe russa do Gazprom-Ugra, o arqueiro estava em treinamentos com o técnico Ivan Gomes (São José Futsal) e o preparador Físico Firma, já Vitor em uma sequência de jogos pela Liga Futsal.



Foi a primeira vez que Vitor teve o prazer de conversar com Tiago, trocar idéias e ouvir os conselhos de seu ídolo. "... achei uma pessoa de grande simpatia, além de tudo muito humilde, me deu grande atenção e uns conselhos que vai servir de apoio para meu futuro na minha carreira profissional, e não a nada melhor como tê-lo novamente no Brasil sendo o grande goleiro que é, é muito bom vê-lo jogar..."






Goleiro Vitor, 24 anos, nascido em Surubim - PE, vindo para São Paulo aos 3 anos de idade. O gosto pela bola começou aos 4 anos, mas foi no Tênis Clube de São Paulo que iniciou sua trajetória no gol aos 15 anos, passando por várias equipes até chegar na FIB/Bauru atuando no principal em 2010. No começo desse ano, Vitor alcançou mais um passo em sua carreira, em 2011 foi convidado para atuar na Gazin/Umuarama, podendo assim jogar a principal competição do salonismo nacional a Liga Futsal uma vitrine de grandes atletas. Já no ano de 2012 Vitor atuou na equipe do São Caetano Futsal.

bottom of page